fevereiro 05, 2006

Meu rádio está de luto

.

Desde quarta-feira, dia 1o de Fevereiro de 2006, que a tristeza tomou conta do meu rádio e o mesmo encontra-se de luto pela morte de sua maior companheira, a rádio Geraes FM 91,7 Belo Horizonte.

Conheci a rádio Geraes FM a muitos anos atrás, quando um grande amigo do colégio me apresentou a rádio que só tocava o melhor do Rock n´ Roll, tocavam as músicas do Led Zeppelin sem cortes e isso o deixava empolgadíssimo com a rádio, mas eu ainda não era tão fan de "Rock n´ Roll de raiz".

Muitos anos se passaram e eu não escutava a rádio até voltar de Portugal no início de 2005, quando navegando pelo dial do meu rádio encontrei uma rádio que estava tocando uma música sensacional, não tinha a menor idéia de que música poderia ser até o refrão cantar Shine on you crazy diamond, a música não tinha fim, já passavam de oito minutos ininterruptos de música quando me presentearam com a parte 08 e 09 de Shine on, algo que eu não conhecia, a única versão que tinha ouvido foi a do Gilmour em P.U.L.S.E.

Depois disso eu não escutei nenhuma rádio a não ser a Geraes FM, o tempo todo... só Geraes. Conheci muito sobre música, ouvi diversas versões de várias músicas de diversas bandas como Yes, Deep Purple, Supertramp, Jimmy Hendrix e até mesmo do Beatles. Fui apresentado ao Jazz e à música clássica, eu dormia ouvindo a rádio e várias foram as vezes em que acordava no meio da noite com alguma música do Pink Floyd ou versões psicodélicas de músicas que eu nunca havia escutado antes.

Era a única rádio em que era possível, no meio do trânsito, ligar o rádio e escutar PIGS inteira ou uma versão linda de Am i do do Bob Marley... isso é raro e agora virará mito.

Eu estava ouvindo a rádio em seu último dia de vida, foi uma seqüência com Deep Purple, Jimmy Hendrix, Pink Floyd, Yes, The Doors e Beatles, olhei para a cara do Manuel e ficamos impressionados com o repertório e orgulhosos de ter uma rádio capaz de tocar essas músicas a qualquer hora do dia... mal sabíamos do triste destino.

À noite, por volta de uma da madrugada, resolvo ligar o rádio e me pego escutando Skank. Skank é uma ótima banda (me lembra a vida da Gertrudes se transformando em G50) mas não costuma tocar na Geraes. Depois disso entra Avril Lavgne, seguido de CPM22 e Green Day... ...opa, tem algo de errado com a programação da Geraes, Skank em vez de Calix, Avril Lavgne em vez de Janis Joplin e Green Day em vez de Pink Floyd. Foi então que ouvi pela 1a vez a vinheta que dizia:

"Em breve a sua rádio 91,7 terá o maior mix de promoções, músicas e humor do rádio brasileiro, vem aí a mais nova rádio de Belo Horizonte."

Meu coração encolheu e eu senti uma tristeza profunda, aquilo que parecia estranho agora é real.

A rádio Geraes FM não existe mais. Cessou o sinal de vida inteligente que havia no ar.




















.

Um comentário:

PolySites disse...

Prezado. Acompanho rádio faz 40 anos.Sim sem dúvida a rádio Geraes-FM daqui de BH foi a melhor rádio que já existiu no "dial". Seu banco de dados de músicas era fantástico.Tenho uma boa notícia. Pretendo retomar o projeto da Geraes online, sim via Internet. Aguarde.
elderexpress57@yahoo.com.br

Outras publicações