janeiro 05, 2010

Natal e ano novo

.

Olha que lindo que ficou a praça toda iluminada, as decorações de natal nos shopping centers lotados, vendedores na correria atendendo uma linha de consumo voraz enquanto calcula na mente suas comissões. A TV e todas as coloridas campanhas das empresas dizem "tenha o espírito do natal no seu coração, nós amamos você e o natal."

Sorrisos, olhos brilhando com os fogos de artifício no céu comemorando a chegada de mais um ano... as corporações aproveitam e se dizem tão feliz quanto você! É tudo lindo!!

Segunda feira: O sorriso continua estampado no outdoor ao falar daquela ou da outra corporação, mas a tristeza é o que estampa a face de quem teve que acordar cedo e dar de cara com o espírito do verdadeiro ano novo que estampa: "Aproveitou bem? Agora de volta ao trabalho."

Já é noite, ao abrir a porta, pisa em papéis que estampam "IPTU, IPVA, ALUGUEL, CONDOMINIO, CONTA BANCÁRIA..." abre a última e lá estão todos aqueles presentes, o espírito de natal, a viagem de ano novo e também o 13o salário com o resultado final negativo.

E agora, cadê o papai noel? Cadê o espírito de natal? Porque devemos comemorar a chegada de mais um ano igual aos outros, mais impostos e aquele espiríto que consome o suor e o sangue de um ano inteiro de trabalho?

Vai ver é rebeldia, afinal o que se ensina e cultua é o espírito natalino e ano novo de se gastar tudo para aproveitar, como se fosse o fim, quando na verdade é apenas um ciclo para cada vez mais te deixar dependente.

É rebeldia ou aceitação, você escolhe!

.

Nenhum comentário:

Outras publicações