junho 15, 2004

Justiça brasileira

.

Eu sempre me perguntei a respeito da Petrobrás. Se é uma empresa 100%
brasileira de extração de petróleo, por que não temos preços mais
baratos na gasolina, como é o caso em diversos países onde a gasolina
ainda não alcançou preços absurdos (como é o caso do Brasil R$1,90/L)?

Hoje escutando a CBN pela manhã descobri o porque da Petrobrás ser uma
empresa tão grande e com lucros tão exorbitantes.

Ela produz o petróleo para refinarias e calcula o preço do barril de
acordo com o preço do barril no exterior e de acordo com a cotação do
dólar. É pra mim também não faz sentido algum...

O barril do petróleo custa mais ou menos de U$4,00 a U$5,00 para a
Petrobrás e eles vendem à U$38,00 o Barril... é eu também fiquei
impressionado, viu o quanto que a Petrobrás lucra com isso?

A justificativa dada para essa ação é uma competição mais justa dentro
do território nacional, se a Petrobrás vendesse ao seu preço, teria
monopólio do mercado, o que impossibilita que outras empresas
(multinacionais) explorarem o dinheiro suado do povo burro brasileiro.

O governo não faz nada. Todos os políticos prometem um reajuste mais
justo... só que basta olhar quanto que o governo arrecada com isso
(maior acionista da Petrobrás) que eles desistem da idéia!

Por isso, quando ver a propaganda cara de pau da Petrobrás bancando a
boazinha com seu marketing social, não acredite, pois é o mínimo que ela
pode fazer depois de extorquir do nosso bolso.

.

Nenhum comentário:

Outras publicações