julho 02, 2010

Copa do Mundo 2010

.

Hoje em dia não duvide se houver dedo de alguém para manipular resultados a fim de obter controle. Muitas coisas acontecem por trás das câmeras e dos olhos dos torcedores, algumas verdades e outras teorias. A minha eu já deixo claro que é teoria.

Primeiro, já foi discutida algumas vezes na internet, é a respeito dos resultados serem apenas para países da Europa e das Américas, a última copa foi da Itália (Europa) e agora vai ser de um país da América latina, Uruguai ou Argentina. Como eu não tenho bola de cristal e tão pouco fatos, não passa de uma teoria.

O outro fato relaciona-se ao que é possível manipular em um jogo de futebol. Talvez seja comum os árbitros do jogo, para eles é sempre possível "errar" e acabar favorecendo um time ou outro. Temos também técnicos, quem viu o comportamento do Parreira no ultimo jogo do Brasil em 2006 sabe do que estou falando. Os jogadores, eu ainda acredito que, no caso do Brasil, nem todos se venderiam, mas alguns já se vendem, uma clausula a mais por um bônus é muito fácil. Mas a novidade dessa copa é realmente a bola, a Jabulani.

A jabulani é uma bola resultante de intenso marketing, ela é 100% corporativa, ela não só representa o esporte, mas por trás existem muitas marcas, slogans e muito dinheiro. São entidades que representam os reis do sistema, aqueles que brincam com economias de países apenas com o movimentar dos dedos, imagine o que não fariam com uma bola.

Imagine uma bola que possua em seu centro absoluto uma esfera, que em seu interior há um dispositivo mecânico que controla outra esfera menor. Através de inúmeras antenas ao redor do campo uma pessoa com um joystick controla remotamente o movimento da esfera menor, alterando o centro de gravidade e o movimento final da bola após entrar em estado de crise, que no caso, o design natural desta bola já proporciona chegar neste estado mais cedo.

Não adianta rasgar a sua bola nova atrás das esferas, pois estou a falar de bolas desenvolvidas especialmente para cada jogo, como naturalmente vimos em cada jogo da copa. Uma bola dotada de tamanha tecnologia pode oferecer resultados mais agradáveis para quem deseja decidir o campeão do mundo. Talvez sejam apostas, mercado de ações, market share, há muitos negócios envolvidos, a copa do mundo, assim como as olimpíadas, são eventos para divertir as massas, assim como o natal, dia das mães, dos pais, dos namorados, serve para aquecer o mercado.

Eu já imaginava o Brasil fora da copa do mundo de 2010, eu tinha esperanças de estar errado, mas as coisas costumam acontecer de forma a tornar minhas teorias em verdades, infelizmente. Procure saber o que realmente houve na copa de 1998... ...o mundo é vendido, toda a população vende sua vida às corporações por dinheiro, é como as pessoas sobrevivem.

Assim como em uma banda, se um dos integrantes toca fora do tom, a música sai ruim, ou seja, não precisa corromper todo um time para influenciar sua performance, pois tenho certeza que temos jogadores na seleção brasileiras que nunca trairiam seus princípios esportivos, mas outros... pfff... já nasceram vendidos e são vendidos até hoje, vive estampando marcas para todos os lados.

Tudo que envolve marcas, marketing, propaganda e principalmente muito dinheiro investido, tem o dedo de várias pessoas controlado o resultado final de tudo, não somente jogos, mas como a vida útil de produtos, verdades ou mentiras que serão ditas na mídia, o que as crianças irão aprender nas escolas, e principalmente, as modas de consumo, que tem sido a principal forma de manipulação de uma sociedade.

Só para finalizar, na minha opinião a zebra da seleção foi o Supermercado Extra, patrocinador oficial, que antes mesmo da seleção jogar suas quartas de final já, por engano, publicou a campanha que já estava na manga engatilhada caso o Brasil venha a perder e sair da copa.

Pois é, a copa é apenas uma das pontinhas do gigantesco iceberg no qual vivemos em cima.

.

Nenhum comentário:

Outras publicações