setembro 13, 2004

O passado? Deixa de lado....

.

Se olhar no mapa, verá a próximidade entre a Asia, a Africa e a Europa. É sempre nessas terras que as histórias do passado são baseadas. Terras de reinos, civilizações, anos de documentações, até mesmo antes de Cristo aparecer por aqui.

Nas américas os índios viviam seu mundo em harmonia com a natureza e na Europa reinos imperavam e dominavam cada vez mais, confrotando para expandir, crescer, enriquecer... ambição!

Os reinos foram crescendo, alguns ficando mais fortes e outros mais fracos, e foram destes que surgiu um ato de desespero, ato para tentar viver com o que sobrou do reino, um pedacinho pequeno de terra no cantinho do continente.

O ato era procurar uma maneira de chegar na Asia de barco... loucura naquele tempo, mas era desespero, além do mais se não fizessem os espanhóis fariam primeiro, última esperança para um reino de futuro incerto.

E foi quando descobriram que há um caminho para as índias, mas não para as que estavam acostumados e sim uma terra inexplorada, nova e inocente... disimada.

Aquele reino teve a sorte de encontrar a mina de ouro e o outro reino o azar de serem encontrados. De lá levaram ouro, madeira, pedras, dignidade, cultura, religião, tudo e ainda confiscaram aquele imenso território e noearam-se propieratários, afinal de contas trouxeram consigo suas leis e de acordo com elas, o ato estava correto, que se lixem esses índios.

Com o tempo essa terra, milhões de vezes maior que a que eles tinham lá em cima, além de mina de ouro foi utilizada para enviar ladrões, criminosos, escravos, tudo que eles não queriam que ficassem entre eles jogavam fora la em baixo.

E assim o tempo foi passando, diferentes reinados, diferentes comandos até que um dia a independência foi proclamada e os seus rumos foram se separando ao logo dos anos. A terra antiga foi vivendo em decadência durante muitos anos e a nova foi vivendo naquela bagunça herdada e pela dimensão geográfica pode-se se ter noção da zona.

Quientos anos depois do ato de desespero, uma terra foi descoberta e a história começa a se inverter. Vamos observar como isso resultará nos próximos quientos anos. A TV já começou a impor sua cultura, seus produtos e o tempo trás cada vez mais de seus filhos de um lado para o outro.

.

Nenhum comentário:

Outras publicações